6 erros comuns de fluxo de caixa que comprometem a saúde financeira da sua empresa

Você sabia que erros com o fluxo de caixa são as principais causas da falência precoce de muitas empresas brasileiras? 

Sendo assim, o fluxo de caixa é um dos principais instrumentos para um negócio escalável e economicamente saudável.

Aqui, vamos mostrar os 6 erros mais comuns de fluxo de caixa de uma empresa e como você evitá-los.


1. Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais

Um dos erros mais comuns, senão o mais comum, é não separar o orçamento empresarial das contas pessoais. Isso ocorre porque, normalmente, não há retirada de pró-labore de acordo com os gastos que o empresário tem na sua vida pessoal.


2. Não acompanhar o fluxo de caixa 

Não deixe para avaliar o fluxo de caixa apenas no fim do mês. O acompanhamento e atualização devem ser diárias, considerando os pequenos gastos e entradas.

Com a falta de acompanhamento, poderá encontrar dificuldade para tomada de decisões importantes, como analisar a necessidade de novos investimentos ou empréstimos ocasionais.


3. Não categorizar as contas da empresa

A categorização das contas permite entender melhor como os gastos e as despesas estão divididos e acompanhar a sua evolução.

Essa organização, permite uma visão clara e geral sobre onde se pode reduzir custos, como também saber quais produtos ou setores que trazem mais retorno e merecem novos investimentos e estratégias de vendas.


4. Despesas maiores que as receitas

Gastar mais do que entra? Assim a conta não fecha. Muitas vezes isso ocorre porque o gestor não analisa o fluxo de caixa antes de investir em algo novo.


5. Não manter uma reserva financeira

A crise gerada pela pandemia de COVID-19 é um cenário imprevisto, inimaginável e estamos vivendo essa situação. A reserva serve para esses momentos como também despesas inesperadas, queda na receita ou, até mesmo, realizar algum tipo de investimento, sem a necessidade de recorrer a empréstimos.

Manter uma reserva financeira pode salvar a vida da sua empresa.


6. Não usar o fluxo de caixa

Com uma boa gestão do fluxo de caixa, o empresário realiza seu planejamento de forma adequada, além de comparar despesas e receitas, decidir sobre a realização de novos investimentos, verificar se há necessidade de redução ou corte de despesas, tudo isso acompanhando o comportamento das finanças do seu negócio.


Onde fazer esse controle? 

Se você não tem um Sistema de Gestão, recomendamos, no mínimo, o uso de planilha para fazer esse controle.



Se você ainda não utiliza uma solução para gerir sua empresa, está na hora de mudar essa postura agora mesmo. Facilite sua vida e ganhe agilidade nas atividades diárias.


Conheça as soluções que nós, da SisFlex, oferecemos para você.

Você também pode se interessar por: COMO PROMOVER A REDUÇÃO DE CUSTOS NA MINHA EMPRESA.

Cliente SisFlex tem Certificado digital A1 free


Comentários (0)


Deixe um comentário